Recuperação tributária para restaurantes

    Você sabe como funciona a recuperação tributária para restaurantes? Restaurantes são comércios muito comuns no Brasil e cada vez mais, empreendedores investem nesse negócio promissor. Muitas vezes o governo comete alguns erros em relação aos impostos cobrados às empresas, e quando isso acontece é importante se manter informado para poder recorrer a recuperação tributária para restaurantes justa e reaver os valores.

   Considera-se recuperação tributária a recuperação de impostos para restaurantes, taxas ou contribuições feitas pela empresa, mas que foram estipulados de forma ilícita pelo governo. Todos os tipos de empresa, pública ou privada, possuem o direito à recuperação tributária independente do porte. Toda vez que surge um tributo indo contra as regra estabelecidas pelo governo anteriormente, ou seja, de forma ilegal, a empresa tem direito à recuperação tributária. Temos um artigo especial para caso queira entender melhor como funciona a recuperação de impostos.

RECUPERAÇÃO TRIBUTÁRIA PARA RESTAURANTES: COMO FUNCIONA?

    É comum o recolhimento de impostos de forma errada, acima do que era correto recolher. De acordo com a lei é permitido reaver estes valores até cinco anos. Logo depois é necessário realizar a correção monetária e os valores devem ser atualizados, aplicando-se sobre eles, taxas básicas de juros. A partir disso, com um procedimento administrativo a empresa fica apta a receber a recuperação tributária para restaurantes.

   É preciso haver o levantamento detalhado dos tributos para identificar falhas que devem ser corrigidas para reduzir as possibilidades das empresas receberem processos e serem coagidas a pagar juros e multas caras. Além disso, a recuperação tributária mostra para as empresas como elas devem pagar seus impostos, taxas e contribuições. Ou seja, ela reduz o gasto com tributos, melhora a gestão financeira e facilita a realização de investimentos para a expansão dos negócios.

restaurante

RECUPERAÇÃO TRIBUTÁRIA PARA RESTAURANTES NA PRÁTICA

     Tomando o Simples Nacional como exemplo, a recuperação tributária para restaurantes ocorre quando o contribuinte, uma pessoa física ou jurídica, tem o direito de retomar os valores dos tributos pagos indevidamente ou a maior, através de duas formas: a restituição ou a compensação.

   A recuperação de crédito tributário é assegurada aos contribuintes pelas Instruções Normativas da Receita Federal, por meio do Código Tributário Nacional (CTN). Com isso, é presumido por lei e tem como objetivo reforçar o caixa das empresas, principalmente, em momentos de crise econômica, como o atual momento.

   Essa recuperação só pode ser realizada com tributos da mesma espécie. Dessa forma, o imposto de renda pode ser reavido com outros tributos federais, o salário educação pode ser compensado com INSS e assim por diante. No caso de impostos previdenciários, é aconselhável analisar as folhas de pagamentos de até cinco anos atrás e as declarações do Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (GFIP).  

   Com relação aos outros impostos, é preciso avaliar as declarações tributárias, verificar cada nota fiscal, esmiuçar todos os custos, despesas e encargos, identificar as saídas para que seja possível recuperar todos os tributos. Nesse processo a empresa também pode adquirir certidão negativa de débito. Portanto é importante que haja a atuação de um advogado tributarista para realizar e acompanhar esses procedimentos.

QUAIS SÃO OS TRIBUTOS QUE PODEM SER RECUPERADOS?

       Existem diferentes tributos passíveis de recuperação tributária. O advogado tributarista está apto a identificar todos eles e favorecer a empresa. Entre esses tributos estão:

  • PIS (Programa de Integracao Social)– receita bruta e repique;
  • COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social);
  • ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços);
  • IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados);
  • ICMS-ST (ICMS-Substituição Tributária);
  • IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica);
  • CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido);
  • FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) – multa dos 10% em demissões sem justa causa;
  • INSS (Instituto Nacional da Seguridade Social) sobre verbas indenizatórias – nos casos de demissão sem justa causa;
  • ICMS pago nas contas de Energia elétrica.

    Esse artigo lhe foi útil? Qual a sua opinião sobre recuperação tributária? Qual é a sua experiência com esse tipo de processo? Na Top Fiscal recuperamos impostos já pagos para médias, pequenas e micro empresas. Já recuperamos mais de 60 mil para uma única empresa. Confira todos os nossos serviços explorando o nosso site.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Todas as notícias

Franquias de recuperação de impostos

   É comum o desejo de muitas pessoas em abrir o próprio negócio, capaz de oferecer autonomia e estabilidade financeira. Para quem trabalha na área administrativa

Recuperação tributária para bares

     Você sabe como funciona a recuperação tributária para bares? Bares e restaurantes são comércios muito comuns no Brasil e cada vez mais, empreendedores

Recuperação tributária para contadores

   Você sabe como funciona a recuperação tributária para contadores? Muitas vezes o governo comete alguns erros em relação aos impostos cobrados às empresas, e quando

Envie uma pergunta

Não fique na dúvida e saiba que estamos aqui para te ajudar, lembre-se: lucramos junto com você!

Nos envie aqui sua dúvida ou vamos marcar uma conversa pessoalmente ou por vídeo chamada.

Itaim Bibi

Nossa sede está no Itaim Bibi em SÃO PAULO, mas temos representantes em praticamente todo país. 

top fiscal

Somos uma empresa de REVISÃO E RECUPERAÇÃO DE IMPOSTOS, conheça mais sobre nossa empresa.